quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Da série "Eu não assisto BBB": Falar mal também dá ibope.

  Nos últimos dias, o assunto principal de várias conversas, ou percursor para iniciar algumas, tem sido o BBB. A partir daí, você pode esperar todo o tipo de comentário, desde o clássico "Você viu quem saiu da casa ontem?" até o "Eu não acredito que eles ainda não pararam de produzir aquele programa." Como de costume, virou assunto no facebook. E o irônico é que, há sempre aquelas pessoas que postam coisas como "Não quero ver postagens sobre BBB esse ano na minha timeline, compartilhe se você também não." Certo, meu bem, mas isso não é uma postagem sobre BBB? Vejo uma certa incoerência aí, hein.
  De qualquer forma, quero que saibam: Eles não ligam se você não assiste a porcaria do programa deles. É claro que ibope é essencial para esse tipo de programação, mas ter BBB nos Topic Trends já é mais do que suficiente para eles. E vocês sabem, quem usa o Twitter principalmente, que os TT's não diferenciam o tipo de comentário (bom ou mau), ambos estão ali. A questão é, falar mal também da ibope. O caso da Rebecca Black representa muito bem isso (sei que é um assunto velho, mas vamos ao argumento em questão), a garota não canta bulhufas, a música dela é um lixo, e todos nós concordamos nisso, mas ela ficou famosa pela sua exorbitante reprovação no YouTube. Fora que, hipocritamente, aqueles que falam mal de BBB, também o assistem, se não, não teriam o que falar, não?
  A minha opinião sobre BBB sempre foi clara: Eu não gosto e não assisto, e sempre preferi não manisfestá-la pelos motivos citados acima. Porém, ontem conheci um senhor, que para variar não lembro o nome, excepcionalmente inteligente e com a memória pelo menos umas três vezes melhor que a de qualquer um que virá a ler esse texto. Ele se mostrou tão indignado por ser obrigado a assistir o tal do programa, por eles enfiarem algo completamente sem cultura ao invés de uma programação que trouxesse conteúdo aos expectadores, que eu pensei: Poxa, ele tem razão, eu penso da mesma forma que ele. Quem está errada sou eu em não me manifestar.
  Então, aí está a minha manifestação indo contra as minhas ideias, e me tornando de certa forma hipócrita. Dediquei um texto do meu blog para falar do assunto que tanto repugno: BBB, para pedir humildemente que deixem esse assunto de lado. Se você não gosta de BBB, não critique quem gosta, a não ser que tenha uma argumentação elaborada. Aprenda a simples frase: "Falar mal também dá ibope". E leve isso consigo. Um dia, aqueles que ainda assistem, também vão enjoar, também vão perceber que o programa não emite cultura alguma, e que é apenas mais um meio de manipulação da globo. O melhor que você pode fazer é mostrar de forma clara, sem o desespero de converter a pessoa a uma anti-BBB, tudo o que o BBB realmente é, tudo o que eles fazem com as pessoas que assistem e com as que estão dentro da Casa. Pronto. Não precisa discutir, nem xingar, nem mandar os outros compartilharem coisinhas no facebook, nada. Quer fazer algo útil? Não tente converter o mundo, comece mudando as pessoas ao seu redor, é mais eficiente.
  E por fim, desligue a TV e vá ler um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário