segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Onde está a competência?

Essa semana grande parte das pessoas estavam com a visão voltada para a televisão. Acompanhando a mídia retratar cada fato da "guerra" no Rio de Janeiro.
Eu realmente confesso a vocês (leitores imaginários) que eu não estava nem um pouco interessada em saber o que acontecia por lá.
Por que?
Porque eu sabia que grande parte de tudo aquilo que eles mostravam na televisão era exagero da mídia. Pois vejam só: a polícia do Rio de Janeiro, aliás, do Brasil inteiro, não é, digamos, muito competente. Então, quando ocorre algo do tipo, eles procuram mostrar ao máximo na mídia que eles estão agindo.
Mas, não é tarde demais para agir?
Um conflito como esse poderia ser evitado muito antes de começar. Não é de hoje que todos nós sabemos desta guerra entre traficantes e agentes. Não deveria ter sido feito algo antes? Pois agora, muitas pessoas inocentes estão morrendo.
Por mais inacreditável que pareça para algumas pessoas, a favela é povoada de pessoas boas e inocentes (ignorante quem não aceita isso). E agora, estão morrendo. Perdendo suas famílias. Você já se imaginou na situação de uma criança da favela, perdendo seus pais em sua frente? Ou uma mãe vendo seu filho ser fuzilado por policiais? E nesse caso, não importa o que fazem, ou faziam, família é família. Amor é amor.
E enquanto tudo isso acontece, o que o nosso governo faz?
Se preocupa com a boa imagem do país, tentando trazer copa, olimpíadas, e todas essas competições esportivas que só trazem prejuízos. Se preocupa em mostrar que nossos agentes policiais têm alguma "competência", e que nós temos alguns tanques. Competência teriam eles se tivessem evitado tudo isso. Boa imagem teríamos se não tivéssemos guerras no país.
E sinceramente, eu não iria ao Rio de Janeiro depois dos conflitos.
O que mais me deixa indignada, é que enquanto eles mostram essas besteirinhas que ocorrem em qualquer país, pessoas morrem de fome, de sede, de frio, por todas as partes. Adolescentes vendem seu corpo para sustentar a família. Crianças param de estudar para ir trabalhar. Adultos são explorados em trabalhos escrotos. Nos hospitais pessoas esperam horas para ser atendidas. Milhares de pessoas estão na fila do SUS esperando por um transplante.
E nessas horas eu me pergunto: onde está a competência e a boa imagem?

Um comentário:

  1. Otimo ponto de vista e otima reflexão bhe
    é bem por ai mesmo, gostei muito ^^
    bjos

    ResponderExcluir