sábado, 19 de junho de 2010

Efeito tapa



O efeito tapa, é como gosto de chamar aquele momento em que acordamos para a realidade. Esse momento geralmente acontece quando nos deparamos com uma situação que nos faz olhar para nós mesmo e pensar: “Nossa, eu estou fazendo isso errado.” É comum que em algum momento nós paramos, refletimos, e notamos que tudo que fizemos até hoje não é exatamente o certo. Que poderíamos ter feito de outra forma.
Outra situação muito comum, é quando acreditamos que estamos, de uma forma bem exagerada, “a beira do precipício”, quando acreditamos que o problema que estamos enfrentando é pior que o de todas as outras pessoas a nossa volta. Todavia, paramos e pensamos. Tiramos o que eu poderia chamar de “venda para a sociedade”. Olhamos a nossa volta. Nos tornamos capazes de escutar. E então, reconhecemos que nossa atitude não era a correta para o momento. Reconhecemos que o problema que enfrentamos não é realmente o pior. Ou seja, o momento do tapa.
Eu poderia dividir o efeito tapa em duas categorias, que representariam a forma como ele pode ocorrer. A primeira categoria ocorre de forma bem sutil, quando um dia refletindo percebemos que algo em nossa vida não é bem o que pensamos. Chamo essa categoria de suave. A segunda, é um pouco mais dura. Sendo assim, o efeito tapa não ocorre por que nós reconhecemos nosso erro, e sim, por que alguém vem e nos mostra a realidade. Chamo essa categoria de moderada.
Mas, nomes de categorias a parte, é bom sempre lembrar da importância que esse “efeito tapa” tem em nossas vidas. Pois se não houvesse esse momento de consciência, talvez, nunca amadureceríamos. É fato que acontecimentos como esses são inevitáveis, e ocorrem mais do que, na maioria das vezes, desejamos. Ou seja, é algo natural, que é essencial para nosso crescimento como pessoa. Vejamos isso como algo bom, algo que nos vai proporcionar um amadurecimento, uma nova ideia de vida, e principalmente a consciência de que aquilo era errado.
Portanto, tirando uma breve conclusão. O efeito tapa é algo que ocorre em grande parte de nossas vidas, algo comum entre as pessoas, que nos faz reconhecer o erro. Entretanto, o mais importante, nos faz amadurecer, aprender com o erro, nos traz uma lição de vida.

2 comentários:

  1. haha, o "efeito tapa" é essencial, da aquela sensaçao de um peso a menos quando tu te liga na merda que faz

    ResponderExcluir
  2. Claaro, é até uma sensação aliviante, mesmo depois de você se sentir um merda pelo que fez '-'

    ResponderExcluir